sábado, 27 de fevereiro de 2010

Bolo de nozes

Para o bolo grande
6 ovos
540 g de açúcar
1 1/ 2 colher (café) de fermento em pó
450 g de farinha de trigo
1 1/ 2 xícara de leite
1 1/ 2 xícara de nozes moídas

Para o bolo petalado
360 g de açúcar
300 g de farinho de trigo
1 xícara de leite
1 xícara de nozes moídas
1 colher (café) de fermento em pó
4 ovos

Calda para umedecer os bolos
1/ 2 litro de água
670 g de açúcar
50 ml de conhaque (opcional)

Recheio de baba de moça
1 kg de açúcar
250 ml de água suficiente para cobrir o açúcar
50 gemas
2 vidros pequenos de leite de coco (400 ml)

Para cobrir os bolos
1 lata de doce de leite em pasta

Para decorar
3 kg de chocopasta
400 g de massa elástica para as flores e as pétalas
Corante gel vermelho e verde
Palitos de madeira próprios para churrasco
1 base de papelão forrada com papel-alumínio de 12 cm de diâmetro, da forma do petalado


foto:

Bolo grande
1 Na batedeira, bata os ovos em velocidade alta por 5 a 10 minutos.
2 Acrescente o açúcar e o fermento peneirados junto com a farinha.
3 Coloque o leite e as nozes e bata em velocidade baixa, apenas para misturar os ingredientes.
4 Unte com manteiga uma assadeira de 20 cm de diâmetro e 5 cm de altura, forrada com papel-manteiga também untado e espalhe a massa.
5 Leve ao forno baixo (150ºC), preaquecido, por 2 horas e 30 minutos na grade do meio. Coloque na grade inferior uma assadeira com água para que o bolo asse sem formar casca.
6 Retire do forno e deixe esfriar.

Bolo petalado
1 Repita a operação anterior e unte com manteiga uma fôrma petalada de 12 cm de diâmetro e 8 cm de altura, forrada com papel-manteiga também untado e espalhe a massa.
2 Leve ao forno baixo (150ºC), preaquecido, por 2 horas e 30 minutos na grade do meio. Coloque na grade inferior uma assadeira com água para que o bolo asse sem formar casca.
3 Retire do forno e deixe esfriar.

Recheio de baba de moça
1 Em uma panela média, misture o açúcar com a água e leve ao fogo, mexendo com uma colher de pau somente até dissolver o açúcar.
2 Cozinhe em fogo alto, sem mexer até a calda atingir o ponto de fio (teste, pegando um pouco de calda morna entre os dedos. Abra os dedos: deverá formar um fio).
3 Retire do fogo e passe as gemas e o leite de coco pela peneira.
4 Misture na panela da calda e leve ao fogo baixo, mexendo até a calda engrossar um pouco.
5 Deixe esfriar.

Calda
1 Em uma panela, misture o açúcar e a água e leve ao fogo até ferver e formar uma calda límpida. Retire do fogo e deixe esfriar. Adicione o conhaque e misture. Corte o bolo grande em duas camadas e o bolo petalado em três camadas. Com a ajuda de um pincel, umedeça as camadas de bolo com a calda. Recheie os bolos com a baba de moça e coloque-os novamente na fôrma, em que foram assados, forrada com filme plástico. Cubra com mais filme e leve para gelar por 8 horas.

foto:

1 Retire os bolos recheados da geladeira, tire da fôrma e deixe em temperatura ambiente por 1 hora e 30 minutos.
2 Enquanto isso, prepare a decoração: separe 50 g da massa elástica e misture com uma pitada de corante verde para fazer as pétalas. Amasse bem e cubra com filme plástico.
3 Coloque um pouco de gel vermelho na massa restante (350 g) e amasse bem (para fazer as flores).
4 Embrulhe em filme plástico e deixe descansar pelo menos 2 horas para as cores ficarem mais intensas.
5 Cubra os bolos com uma camada fina de doce de leite.

Decoração
1 Com a ajuda de duas réguas de 4 mm de espessura, faça um círculo de 40 cm de diâmetro com a chocopasta sobre uma superfície polvilhada com açúcar impalpável. Enrole a massa aberta em um rolo de massa e desenrole sobre o bolo de 20 cm de diâmetro. Aperte a massa para moldar o bolo. Corte as sobras com um cortador de pizza, bem rente ao bolo. Abra novamente outro círculo de 35 cm de diâmetro e repita o processo anterior para cobrir o bolo petalado. Coloque este bolo sobre a base de papelão. Reserve.
2 Para montar o segundo andar, meça a profundidade do bolo inferior com palitos de madeira e marque com uma caneta. Corte cinco palitos exatamente do mesmo tamanho. Faça um círculo de papel de 10 cm de diâmetro e coloque no centro do bolo somente para usar como marcador. Espete os palitos ao redor do círculo e retire o papel. Coloque o bolo petalado com a base bem no centro do bolo (os palitos espetados não devem aparecer), apenas dar sustentação. Faça um cordão de chocopasta para dar acabamento entre os andares de bolo.
3 Para moldar os cravos, abra a massa elástica sobre uma superfície polvilhada com amido de milho, em uma espessura de 1 mm. Corte uma tira de massa e dobre ao meio, sem apertar a borda do centro. Acerte as pontas com o cortador de pizzas. Pincele as bordas da massa com água e faça um rolinho para formar os cravos. Aperte o caule e despreze. Faça vários cravos com a massa restante e decore a parte superior do bolo. Faça as folhas com a massa verde e decore. Deixe secar e sirva o bolo.