terça-feira, 30 de março de 2010

Rolinho de chocolate com beijinho


Que tal inovar e fazer uma sobremesa diferente na Páscoa? A receita de rolinho de chocolate com beijinho é uma ótima opção. Confira:

Divulgação
O doce pode ser feito na Páscoa e a garotada vai adorar
Ingredientes:

Dez casquinhas de rolinho
100 ml de leite condensado
50 gramas coco ralado
100 gramas de chocolate ao leite em barra
Massa para empanar 

Modo de preparo:
Aqueça a manteiga na panela e coloque o leite condensado e o coco ralado. Misture até engrossar e espere esfriar. Abra a massa, coloque o chocolate, o leite condensado e o coco já preparados e enrole. No fechamento do rolinho utilize a massa para empanar. Frite o rolinho em óleo não muito quente para ter certeza que o chocolate vai derreter e está pronto.
 *Receita cedida pelo restaurante Jin Jin Wok (gastronomia asiática): 

Brigadeiro com apenas 60 calorias

A versão normal chega a ter 150 calorias

O brigadeiro, doce tradicional brasileiro, é feito com leite condensado, granulado e achocolatado. A versão mais simples dele pode ter até 150 calorias, um desvio para quem quer manter a forma.

Quem adora o doce e não quer engordar, pode apostar em uma versão mais leve, que tem apenas 60 calorias.
Veja como preparar o brigadeiro light.
Ingredientes

Duas colheres de sopa de aveia
Um copo de leite desnatado
Uma gema
Três colheres de sopa de achocolatado em pó
Meia lata de leite condensado

Modo de preparo

Faça um mingau. Cozinhe e mexa até ficar bem grosso. Acrescente o leite condensado e três colheres de sopa de achocolatado diet.

Dicas para comer chocolate e não engordar


Veja como ter uma Páscoa mais leve sem deixar o chocolate de lado

Getty ImagesFoto por Getty Images
Na Páscoa, opte pelo chocolate amargo e fuja do branco e do trufado
Ainda faltam alguns dias para a chegada da Páscoa, mas o pecado da gula já ronda muita gente. Para você não se deparar com resultados desastrosos depois do feriado, o R7 dá dicas para uma alimentação mais leve, sem abrir mão das tradicionais delícias - começando pelo chocolate.
 
Resistindo às tentações
 
De acordo com a nutricionista Marcia Curzio, de São Paulo, o chocolate é considerado saudável e nutritivo, mas deve ser consumido com moderação.
 
- A recomendação de consumo médio é de 30 gramas por dia, cerca de 160 calorias.

Os tipos também influenciam no valor nutricional do doce. O chocolates meio amargo e amargo são os mais saudáveis. Por possuírem alta concentração de cacau (acima de 70%), são ricos em flavonoides, nutrientes que têm ação antioxidante e ajudam a manter o coração e as células saudáveis.
 
- A regra é: quanto mais escuro o chocolate, mais flavonoides ele tem, portanto mais saudável.
 
Na Páscoa, a especialista aconselha a evitar os ovos trufados com musse, marshmallow e crocantes, pois estes ingredientes têm alto teor de gorduras e calorias. A nutricionista Mariana Fróes, do Rio de Janeiro, dá outra dica: evitar o chocolate branco.
- O chocolate branco é mais calórico e gorduroso, já que sua composição é feita a partir da manteiga de cacau. Além disso, não tem ação antioxidante como os outros tipos.
 
Mariana diz que, para tentar driblar a vontade de devorar chocolate, o ideal é não ficar mais de três horas sem comer.
 

Deixe o almoço de Páscoa mais light
 
A tradição de comer peixe nesta época pode fazer muito bem à saúde. Eles são fontes de vitaminas, proteínas e ácidos graxos Ômega 3 e Ômega 6.
 
Na hora da compra, Marcia aconselha a optar pelos que têm menor quantidade de lipídios, como bacalhau, abadejo, corvina, carpa, dourado, garoupa, linguado e pescada. 
- Existem algumas espécies gordurosas, mas em geral o peixe tem bem menos gordura do que carne vermelha e o frango, e isso faz com que sua digestão seja mais rápida.

receita de peixe leve para a Páscoa


Getty ImagesFoto por Getty Images
A receita é leve e tem fácil digestão
Comer peixe é uma das tradições mais saudáveis da Páscoa, desde que o prato seja bem preparado. Se você está fugindo de receitas gordurosas, experimente esta sugerida pela nutricionista Marcia Curzio.
Se você optar pelo linguado, cada 100 gramas tem em média 200 calorias. Se for abadejo, a mesma porção tem 240 calorias.

Ingredientes
800 gramas de filé de linguado ou de abadejo
Dois terços de xícara de chá de cebolas cortadas em finas fatias
Três colheres de sopa de azeite extra virgem
Meia colher de chá de alho bem picado
Uma lata de tomates pelados com seu suco
Sal a gosto
Duas colheres de sopa de alcaparras no vinagre, espremidas e picadas
Duas colheres de chá de orégano fresco ou uma colher de chá do seco
Chili picado a gosto ou pimenta-do-reino moída na hora
Modo de Preparo
Aqueça o forno a 250ºC. Coloque a cebola e o azeite numa panela rasa e leve ao fogo médio, até que as cebolas comecem a dourar. Adicione o alho e quando este começar a tomar cor, acrescente os tomates pelados picados junto com o suco da lata e algumas pitadas de sal. Misture para incorporar os ingredientes. Cozinhe por cerca de 20 minutos (fogo médio). Adicione as alcaparras picadas, o orégano, o chilii e mexa por um minuto aumentando o fogo. Retire do fogo.
Lave os filés de peixe e enxugue com cuidado num papel-toalha. Coloque uma colher de sopa deste molho no fundo de uma forma refratária. Passe os filés de peixe na panela com o molho, virando-os de lado, e transporte para o recipiente refratário, colocando-os lado a lado.
Regue o molho restante sobre os peixes e asse no forno preaquecido por sete minutos. Sirva imediatamente.

ovo de Páscoa trufado de limão


Divulgação/NestléFoto por Divulgação/Nestlé
As crianças vão adorar esse ovo
Ingredientes para o ovo:
300 gramas de chocolate meio amargo
Ingredientes para o recheio e bombons:
400 gramas de chocolate branco
150 gramas de creme de leite
Uma grama de ácido cítrico
Quatro gramas de suco de limão
Quatro gramas de raspas de limão
Uma grama de corante verde
60 gramas de chocolate meio amargo
Modo de preparo para o recheio:
Leve ao micro-ondas o chocolate branco picado em potência média por dois minutos. Mexa bem e leve por mais dois minutos até o completo derretimento. Misture o creme de leite, o suco, as raspas de limão, o ácido cítrico e o corante verde, mexendo até homogeneizar. Espere esfriar e reserve.
Modo de preparo do ovo:
Derreta o chocolate meio amargo e despeje em formas para ovo de Páscoa. Sobre um recipiente, vire as formas para baixo, batendo levemente para escorrer o excesso. Leve à geladeira por cinco minutos para secar o chocolate, retirando-as após esse período. Coloque uma camada de recheio (cerca de 100 g) em  cada uma das metades, deixando um espaço livre de 1cm da borda. Despeje o chocolate meio amargo reservado preenchendo as formas até a borda.
Modo de preparo para os bombons:
Para fazer os bombons, coloque os dois tipos de chocolate derretidos em dois cones de papel manteiga. Para mesclar as cores, ultilize os dois cones simultaneamente fazendo bombons em formas de acetato. Leve as formas à geladeira. Os bombons estarão prontos quando os fundos das formas estiverem opacos.  

*Receita cedida pela Nestlé